domingo, 8 de maio de 2011

Revendo ....Florianóplis -Santa catarina


O Legal   de viajar  muitas vezes é  poder voltar e ter uma nova visão sobre mesmo lugar.Tem lugares que tem essa caracteristicas,....estive em Floripa a uns anos atrás .... e esse mes resolvi voltar.
Juntamos   com amigos ,   viagem de trabalho com passeio , vamos ver o que deu !!

Vi a Ilha com outros olhos e  ainda mais linda e melhor.
Bom ....tirando aquele transito impar , pela geografia da Ilha , tudo se torna longe e todo transito jogado no mesmo fluxo , contornos longes,enfim.....uma demora total srrs
poderiam usar alternativa fluvial para minimizar o problema.

Mass....continuando ...
Comida deliciosa ,frutos do mar ,peixes , camarões ...comi um robalo e vongole com um sabor sem igual !
Voltando ao roteiro .... vistamos alguns fortes , mas um em especial chamou atenção pela sua importancia historica e que eu pouco sabia.

Forte de Santa Cruz,  ou 
Fortaleza de Anhatomirim foi o vértice inicial do triângulo defensivo da barra da baía norte da ilha, integrado pela Fortaleza de São José da Ponta Grossa e pela Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, iniciadas em 1740. Esse sistema defensivo foi completado pela Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição de Araçatuba, na barra da baía sul, iniciada em 1742. Juntas, tinham a função de proteger a ilha de Santa Catarina, consolidando a ocupação do sul do Brasil, e atuando como base estratégica para a manutenção do domínio português sobre a Colônia do Sacramento.


A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, é um monumento tombado como patrimônio histórico e artístico nacional, desde 1938. Foi restaurada na década de 1980, passando a sediar estações de aquicultura e oceanografia, exposições de artesanato e de arqueologia, ligados à Universidade Federal de Santa Catarina, e, nos últimos anos, tem sido incorporada a campanhas educativas e turísticas, visando a divulgação do aspecto histórico e cultural das construções militares do litoral sul brasileiro. Atualmente a expressiva visitação à Ilha, especialmente por meio de escunas, alcança a cifra de 123 mil pessoas por ano.
( fonte :Wikipédia)

Portão das Armas
 Fotos abaixo ,mostra os calabouços onde era usado como prisão.Segundo um guia , o barro usado na construção das paredes , eram misturados  ao sangue de boi para dar liga e secagem a massa. O cimento ainda estava bem longe de ser  inventado , né  srsr!!!!Hoje , a construção está semi-original,passou por varias restaurações  , o teto e o chão não são originais , mas toda parte de alvenaria se mantem como na construção  .


entrada Calabouço




Bom ...chega de aula de historia............vamos falar de paisagens lindas.


Vista do continente apartir do Forte

Vista da Pousada em Jurere Internacional


Dunas na Praia da Joaquina,um lugar mto legal.  só faltou Tuaregs e os camelos  srsrs

Tem outros cantos do passeio , mas vamos deixar para  um proximo post....Byeee.
                                                                                                                       Bell


Nenhum comentário:

Postar um comentário